SELO DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DA MAÇÃ FUJI

SELO DE INDICAÇÃO GEOGRÁFICA DA MAÇÃ FUJI

A conquista do selo de Indicação Geográfica para a Maçã Fuji, confirma que o fruto cultivado na região de São Joaquim é diferenciado de todos outros produzidos no Brasil, com história e características únicas, agora oficialmente reconhecidas.

 

Segundo o INPI, a Indicação Geográfica é um fator decisivo para garantir a diferenciação de um produto, e essa certificação é concedida quando qualidade e tradição se encontram num mesmo espaço físico, reconhecendo o local como sendo especialista na produção de um artigo diferenciado e de excelência.

 

Entre os principais benefícios da Indicação Geográfica, estão a possibilidade de conquistar novos mercados, agregar valor econômico e renda, valorizar o território e incrementar o turismo.

 

A Indicação Geográfica da Maçã Fuji da Região de São Joaquim é definida como Denominação de Origem - ela certifica que as qualidades e características únicas do fruto se dão por conta do meio geográfico, incluídos fatores naturais e humanos. 

 

A Maçã Fuji que conquistou o selo de Indicação Geográfica é produzida em uma área demilitada de 4.928 km2 que engloba os municípios de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici e Painel, compreendendo 6.719 hectares de área plantada a pelo menos 1.100 metros acima do nível do mar, totalizando 2.104 unidades produtoras sendo 90% delas de pequenas propriedades.

 

Fonte: AMAP

 

#cooperativafrutasdeouro #cooperativa #macas #maçã #saojoaquim #serracatarinense